Páginas

sábado, 20 de dezembro de 2014

Descrição das atividades realizadas no PIBID- Campus Cedro

As atividades do PIBID são desenvolvidas por trinta bolsistas da licenciatura em Matemática, os quais trabalham em três escolas vinculadas à rede estadual de ensino. O campo de atuação dos bolsistas é as escolas Maria Afonsina Diniz Macêdo, Celso Araújo e Vivina Monteiro. Localizadas em cidades distintas, cada uma dessas escolas tem um supervisor do PIBID com função de receber e orientar dez bolsistas para desenvolverem atividades relacionadas à disciplina de Matemática com os alunos do ensino médio.

Os supervisores do programa na escola de ensino médio são formados na área de exatas e atuam como professores da mesma. Esse fator contribui para a troca de experiências, a discursão sobre metodologias adequadas ao contexto educacional e auxilia para detectar as principais dificuldades dos alunos na disciplina de Matemática. Uma vez que, as escolas recorreram ao atendimento do PIBID objetivando que as atividades dos bolsistas desenvolvam habilidades e competências nos educandos admitindo reparar os baixos índices de qualidade de ensino e aprendizagem em testes avaliativos, como o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE).

De acordo com os bolsistas, deve ser cumprida uma carga horária de dezesseis horas semanais. Dentre as atividades desenvolvidas por eles está o planejamento com previsão de quatro horas. Os planejamentos são feitos de forma conjunta com os dez bolsistas no IFCE, porém, alguns destes são realizados com o acompanhamento do supervisor da escola, quando são discutidas questões referentes à metodologia e os recursos que serão utilizados para dinamizar as aulas.

Outra atividade dos bolsistas é participar de rodas de debates e reuniões no IFCE com os coordenadores de área (CA) do PIBID. Segundo os bolsistas, esses encontros são de suma importância, pois proporcionam a aprendizagem mútua e a troca de experiências, onde todos compartilham métodos e sugestões para o ensino de matemática. São disponibilizadas ainda, quatro horas para que os bolsistas ministrem aulas na escola de ensino médio, ficando as quatro horas restantes dedicadas a estudos individuais ou atividades relacionadas ao programa. 

Trecho do artigo: FORMAÇÃO DOCENTE: RELATOS DE EXPERIÊNCIA ACERCA DA CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO IFCE, CAMPUS CEDRO. Apresentado no V ENALIC- Encontro Nacional das Licenciaturas
autores: Amanda Soares  e Layse Hayalla



UM POUCO DAS ATIVIDADES DESEMPENHADAS PELOS BOLSISTAS DO PIBID DE MATEMÁTICA


Incentivo à pesquisa científica: Apresentação de trabalhos no V ENALIC 

















Aperfeiçoamento da formação docente: Participação em minicurso de jogos manipuláveis para o ensino de matemática no V ENALIC





Incentivo às práticas docentes: Alunos dos bolsistas e sua participação ativa em sala de aula













                         Bolsistas e Supervisora do PIBID em escola de atuação





Fonte: Arquivo pessoal









Leia Mais ►

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Construção de Material Manipulativo (Lúdico)

Conforme consta no portal da CAPES, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) nos apresenta uma serie de objetos para com educação, afim de obter um ensino de qualidade. É por meio disso que alunos da licenciatura são inseridos no contexto escolar de modo que possam fazer suas primeiras reflexões sobre a organização escolar, planejamento, saberes docentes e etc. Sendo assim os bolsistas ao chegarem nas escolas por em prática o que aprendera até o momento, buscam a mais diversas formas e estratégias para o ensino seja qual for a área do conhecimento. 
E ao falar-se no ensino da matemática se faz necessário pensar nas mais diferentes formas de levar um determinado conteúdo paro os alunos, de modo que possam despertar o interesse e curiosidade dos alunos. É por meio deste pensamento que os bolsistas de iniciação a docência do Instituto Federal de Educação, Cicência e Tecnologia do Ceará - Campus Cedro (IFCE - Campus Cedro), estes sendo atuantes em duas cidades vizinhas Icó e Várzea Alegre)por conta que a cidade onde localiza-se o Campus não haver escolas suficientes para o  atender o subprojeto. Fato que não afeta o desejo dos bolsistas em buscar atingir os objetivos e metas do subprojeto do Campus e impreterivelmente do programa. Para tanto são realizadas diversas atividades neste segmento.
Portanto neste post mostre-lhes os registros dos bolsistas atuantes na cidade de Icó - Ce, na E.E.M Vinina Monteiro, parceira do Campus no PIBID e outras atividades pertinentes ao Campus. Vale salientar que estres registros são do mês de maio de 2014, data em que o blog  do PIBID IFCE - CEDRO não passava de uma ideia. 

Alunos do 3º Ano construindo material manipulativo sobre estudo da circunferência


Apresentação do trabalho concluído das equipes


Apresentação do trabalho concluído das equipes


Alunos do 2º Ano construindo material manipulável sobre estudo de funções


Alunos do 2º Ano construindo material manipulativo sobre estudo de funções


Apresentação dos trabalhos concluídos das equipes


Apresentação dos trabalhos concluídos das equipes


Apresentação dos trabalhos concluídos das equipes


Apresentação dos trabalhos concluídos das equipes


Montagem feita por um dos bolsistas com todas as fotos


Tendo em vista ao que foi exposto, nota-se um envolvimento maior dos alunos na participação e construção deste material.



Leia Mais ►