As atividades do PIBID são desenvolvidas por trinta bolsistas da licenciatura em Matemática, os quais trabalham em três escolas vinculadas à rede estadual de ensino. O campo de atuação dos bolsistas é as escolas Maria Afonsina Diniz Macêdo, Celso Araújo e Vivina Monteiro. Localizadas em cidades distintas, cada uma dessas escolas tem um supervisor do PIBID com função de receber e orientar dez bolsistas para desenvolverem atividades relacionadas à disciplina de Matemática com os alunos do ensino médio.
Os supervisores do programa na escola de ensino médio são formados na área de exatas e atuam como professores da mesma. Esse fator contribui para a troca de experiências, a discursão sobre metodologias adequadas ao contexto educacional e auxilia para detectar as principais dificuldades dos alunos na disciplina de Matemática. Uma vez que, as escolas recorreram ao atendimento do PIBID objetivando que as atividades dos bolsistas desenvolvam habilidades e competências nos educandos admitindo reparar os baixos índices de qualidade de ensino e aprendizagem em testes avaliativos, como o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE).
De acordo com os bolsistas, deve ser cumprida uma carga horária de dezesseis horas semanais. Dentre as atividades desenvolvidas por eles está o planejamento com previsão de quatro horas. Os planejamentos são feitos de forma conjunta com os dez bolsistas no IFCE, porém, alguns destes são realizados com o acompanhamento do supervisor da escola, quando são discutidas questões referentes à metodologia e os recursos que serão utilizados para dinamizar as aulas.
Outra atividade dos bolsistas é participar de rodas de debates e reuniões no IFCE com os coordenadores de área (CA) do PIBID. Segundo os bolsistas, esses encontros são de suma importância, pois proporcionam a aprendizagem mútua e a troca de experiências, onde todos compartilham métodos e sugestões para o ensino de matemática. São disponibilizadas ainda, quatro horas para que os bolsistas ministrem aulas na escola de ensino médio, ficando as quatro horas restantes dedicadas a estudos individuais ou atividades relacionadas ao programa.
Trecho do artigo: FORMAÇÃO DOCENTE: RELATOS DE EXPERIÊNCIA ACERCA DA
CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO IFCE, CAMPUS CEDRO. Apresentado no V ENALIC- Encontro Nacional das Licenciaturas
autores: Amanda Soares e Layse Hayalla
UM POUCO DAS ATIVIDADES DESEMPENHADAS PELOS BOLSISTAS DO PIBID DE MATEMÁTICA
Incentivo à pesquisa científica: Apresentação de trabalhos no V ENALIC
Aperfeiçoamento da formação docente: Participação em minicurso de jogos manipuláveis para o ensino de matemática no V ENALIC
Incentivo às práticas docentes: Alunos dos bolsistas e sua participação ativa em sala de aula
Bolsistas e Supervisora do PIBID em escola de atuação
Fonte: Arquivo pessoal
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