Páginas

segunda-feira, 8 de maio de 2017

Aprendendo frações com o uso de material lúdico na E.E.M. Maria Afonsina Diniz Macedo

No dia 27/03/17 foi introduzido o conteúdo a ser trabalhado durante a oficina, abordando tópicos referente a história do desenvolvimento das frações, sua definição e as propriedades de soma e subtração desses números. Para essa abordagem foi utilizada uma receita de bolo de modo a levar o aluno a identificar a presença das frações no cotidiano, um experimento envolvendo líquido disposto em recipientes e também o auxílio dos discos de frações para enfatizar as propriedades citadas anteriormente.






No dia 03/04/17  foram apresentadas as propriedades de multiplicação e divisão dos números fracionários, o processo de simplificação e a apresentação dos conceitos de frações equivalentes e aparentes. Para a conclusão das propriedades foi aplicada uma dinâmica onde o aluno era levado a encontrar determinadas frações com base nas propriedades de multiplicação e divisão, e com o uso do geogebra e novamente dos discos de frações como embasamento didático juntamente com recursos audiovisuais.







Na aula do dia 10/04/17 foi realizada uma revisão geral sobre as quatro principais propriedades das frações e logo após foram apresentadas as técnicas de leitura desse conjunto de números. Nesta aula foi introduzido a ideia da reta numérica, de modo a levar o discente a comparar frações no que tange a ideia de maior, menor ou igual, e também as frações impróprias e os números mistos. Os alunos receberam algumas frações onde deveriam dispor as mesmas sobre uma reta numérica pré-disposta no quadro. Foi aplicado também o truck, um jogo de cartas como forma de fixar o tópico de comparação de frações.







No dia 17/04/17 para a conclusão da oficina de frações, foram mostradas as técnicas de transformações de números mistos em frações impróprias e vice-versa, bem como técnicas de determinação das frações geratrizes das dízimas periódicas. Para a compreensão aprofundada das frações impróprias e dos números mistos optou-se novamente pelo uso do geogebra de modo a possibilitar uma visualização gráfica desses conceitos, e também a aplicação do jogo da memória referente a este conteúdo.














Nenhum comentário:

Postar um comentário