No dia 12 de maio de 2017 foram trabalhados em forma participativa Questões envolvendo as Quatro Operações Aritméticas Fundamentais com os alunos dos 1º, 2º e 3º aos da Escola de Ensino Médio Vivina Monteiro.
O objetivo da atividade é a fixação dos conteúdos trabalhados nas aulas anteriores, com exemplos práticos, envolvendo questões do cotidiano.
1) A soma de 5 números
consecutivos vale 510. Quais são esses números?
2) A soma de dois
números é 40, sendo que um deles vale 9 vezes o outro. Quais são os números?
3) A soma de 5 números
consecutivos pares vale 1020. Quais são os números?
4) Repartir a quantia
de 4.317,00 entre 3 pessoas de modo que a 2ª receba 528,00 mais que a primeira
e a 3ª receba 315,00 a mais que a segunda.
5) A soma de dois
números vale 104 e a diferença entre eles é 28. Quais são os números?
6) Um carro de corrida
persegue outro. A distância que os separa é 120 km. Se o primeiro
percorre 96 km/h e o segundo 120 km/h. Em quantas horas eles se
encontrarão?
7) Calcular dois
números sabendo-se que a sua diferença é 45 e que o maior é o quádruplo do
menor.
8) Efetuar as seguintes
operações:
a) (22 + 3 – 3*7)
b) 21/3 - 7
c) x-a = -a + 3
d) 2*2 – 5*2 =x
a) (22 + 3 – 3*7)
b) 21/3 - 7
c) x-a = -a + 3
d) 2*2 – 5*2 =x
9) Pense em um número
que se for somado a 3 e multiplicado por 5 resulta em 115. Qual foi o
número pensado?
10) A idade de meu pai mais a idade de minha mãe vale 150 anos. Se meu
pai é 10 anos mais velho, quais as idades deles?
11) Num campeonato quem
ganha um jogo leva 3 pontos, quem perde o jogo perde 2 pontos e quem empata
ganha 1 ponto. Se nossa equipe jogou 5 vezes, perdeu apenas uma vez
e empatou 2 vezes. Quantos pontos nós temos na tabela?
RESPOSTAS
1) 100, 101, 102, 103 e 104
2) O maior é 36 e o menor 4
3) 200, 202, 204, 206 e 208
4) A 1ª receberá 982,00, a 2ª 1.510,00 e a 3ª
1.825,00
5) 38 e 66
6) 5 horas
7) 15 e 60
8) 4, 0, 3, -6
9) 20
10) 70 e 80 anos
11)
6 pontos
BOLSISTAS RESPONSÁVEIS: Pedro Henrique de Lima e Thiago Félix Mota.
Nenhum comentário:
Postar um comentário