Páginas

domingo, 25 de dezembro de 2016

A formação inicial dos alunos do curso de Licenciatura em Matemática do IFCE – Campus Cedro e sua interface com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência

O bolsista de iniciação à docência, Sebastião Wesley Freitas da Silva, voluntariou-se, sob a coordenação da Professora Roberta da Silva, para o Projeto Estudante Voluntário em Iniciação Científica aprovado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, PósGraduação e Inovação do IFCE. Seu objetivo foi analisar as interfaces do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID com a formação inicial na perspectiva dos alunos do curso de Licenciatura em Matemática, bolsistas do Subprojeto PIBID Matemática do Campus Cedro. Para tanto, o projeto dividiu-se em três etapas de estudos: revisão de literatura sobre a formação inicial do professor da Educação Básica; análise do projeto do curso e do subprojeto do PIBID e investigação das interfaces entre o curso e o PIBID na perspectiva do licenciando-bolsista de iniciação à docência. Ao final de cada etapa, foi produzido um artigo científico, já apresentados em eventos, com os resultados obtidos. Os achados da pesquisa elucidam que o programa de iniciação à docência, tem contribuído significativamente no processo de formação inicial e continuada, em especial nas instituições formadoras e na construção da identidade profissional. É válido salientar que este projeto é também o trabalho de conclusão de curso do referido bolsista. A seguir é disponibilizado os artigos produzidos, bem como os registros da apresentação dos resultados gerais, que por ocasição, é a apresentação do seu TCC.








Nenhum comentário:

Postar um comentário